destque
A essência originária do homem é (ser) senhor de si mesmo = A, não o simples A, mas é o A que tem B em si mesmo, reconhecidamente apenas como matéria e, portanto, como potência, mas ao mesmo tempo como possibilidade de ser-outro, de não-ser-A. Neste A que (contém) B em si mesmo como poder, A é o que é produzido, criado, A é o homem no sentido próprio (B é mais antigo do que o homem, é o princípio sedutor, e é também por isso que é mais poderoso do que o homem). Para este A, (…)
Página inicial > Mitos e Lendas
Mitos e Lendas
-
Schelling (PM:102-105) – essência original do homem
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de Castro -
Ucciani (Plotin:186-189) – Genealogia de Afrodite
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroEmbrouillaminis familiaux ; incestes divins : l’origine, c’est ça et pour peu que l’on soit double ! Se repérer en ces débuts, « en ces matières élevées » (Platon, Cratyle, 396c) n’est pas si simple ; tentons de tracer repère. On nous dit qu’au départ il y a Chaos, d’où se dégage Gea, tandis que se développe au-dessus d’eux Ananke ou Destin. De l’union de Chaos et de Gea naissent les Titans et les Titanides dont Ouranos, Kronos et Rhea. Ouranos s’unira à sa propre mère et dévorera, sur ordre (…)
-
Do Mito à Razão
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroNada melhor do que um clássico texto de Jean-Pierre Vernant para introduzir esta seção.
A formação do pensamento positivo na Grécia arcaica
O pensamento racional tem um registro civil: conhece-se a sua data e o seu lugar de nascimento. Foi no século VI antes da nossa era, nas cidades gregas da Ásia Menor, que surgiu uma forma de reflexão nova, inteiramente positiva, sobre a natureza. Burnet exprime a opinião corrente quando observa a este propósito: "Os filósofos jônios abriram o caminho (…) -
Do Mito à Razão (II): O Sábio
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de Castro(Vernant1990)
Nos alvores da história intelectual da Grécia, entrevê-se toda uma linhagem de personalidades estranhas para as quais Rohde chamou a atenção. Estas figuras, semilendárias, que pertencem à classe dos videntes estáticos e dos magos purificadores, encarnam o modelo mais antigo do "Sábio". Alguns acham-se estreitamente associados à lenda de Pitágoras, fundador da primeira seita filosófica. O seu gênero de vida, a sua investigação, a sua superioridade espiritual, colocam-nos à (…) -
Rompimento da Unidade Primordial
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroCONCLUSÕES RESUMIDAS DE STAUDACHER, DIE TRENNUNG VON HIMMEL UND ERDE, TÜBINGEN, 1942 (HC, § 21)
O mito da separação das duas grandes regiões cósmicas é universal: Staudacher (1942) descreveu as variantes disseminadas pelo mundo inteiro — tribos africanas, Egito Antigo, Grécia Moderna, literatura babilônica e judaica, Hurritas e Fenícios, na índia, Sibéria, Ásia Oriental, Indonésia, Melanésia, Austrália, Nova Zelândia, Polinésia e no continente americano. A todos os mitos de separação é (…) -
Céu e Terra, uma forma só
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroEURÍPIDES, FRG. 484 (NAUCK)
O mito não é meu, vem de minha mãe:
Céu e Ter a eram uma forma só.
De vez que separados foram em dois,
Geraram todas as coisas e as deram à luz:
Árvores, pássaros, animais da terra, aqueles que o mar sustenta,
E a estirpe dos mortais... -
Antes do Céu e da Terra
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroENUMA ELISH (INÍCIO)
Quando em cima o céu ainda não fora nomeado,
Em baixo a terra firme ainda não tinha nome,
Nada (havia) senão o primordial Apsu, que a todos procriou,
E Mummu-Tiamat, que a todos gerou,
Suas águas misturando em um corpo só. -
Versões do Mito de Hesíodo
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroEm uma primeira versão, a narrativa descreve as aventuras de personagens divinas: Zeus luta pela soberania contra Tifão, dragão de mil vozes, força de confusão e de desordem. Zeus mata o monstro, cujo cadáver dá nascimento aos ventos que sopram no espaço separando o céu e a terra. Depois, incitado pelos deuses a tomar o poder e o trono dos imortais, Zeus reparte entre eles as "honras". Sob esta forma, o mito está ainda muito próximo do drama ritual de que ele é a ilustração, e de que se (…)
-
A Física Jônia
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroA física jônia reúne-se a uma corrente de pensamento diferente e sob muitos aspectos oposta. Poder-se-ia dizer que ela vem reforçá-la, tanto as duas formas de filosofia nascente aparecem, no seu contraste, complementares. Em terra de Itália, na Magna Grécia, os sábios já não põem em evidência a unidade da physis, mas a dualidade do homem, apreendida em uma experiência a um tempo religiosa e filosófica: existe uma alma humana diferente do corpo, oposta ao corpo e que o dirige, tal como a (…)
-
Filosofia e Ser
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroDeveremos, em última análise, dizer que a filosofia aplica à noção de Ser imperecível e invisível, herdada da religião uma forma de reflexão racional e positiva, adquirida na prática da moeda? Seria ainda demasiado simples. O Ser de Parmênides não é o reflexo, no pensamento do filósofo, do valor mercantil, não transpõe, pura e simplesmente, no domínio do real, a abstração do signo monetário. O Ser de Parmênides é Uno; e esta unicidade que constitui um dos seus traços essenciais, opõe-no (…)