Este é um livro sobre mitos, sonhos e ilusão. É sobre as maneiras pelas quais eles se assemelham, as maneiras pelas quais são diferentes e o que cada um ensina sobre a realidade. Transformações de um tipo ou outro estão no cerne dos mitos; Ovidio chamou seu grande compêndio de mitologia grega e romana de Metamorfoses. Transformações são particularmente características dos grandes mitos hindus, e aqui podem parecer assumir formas diferentes: às vezes são consideradas mudanças reais na (…)
Página inicial > Palavras-chave > Autores e Obras > Fernando Pessoa
Fernando Pessoa
Pessoa, Fernando (1888-1935)
Matérias
-
Doniger – Sonhos, ilusão e outras realidades
29 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Dauge (Virgile) – o caráter e as particularidades das elites
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroOs romanos, por sua vez, tinham uma consciência aguda desse papel das elites, tanto por sua mentalidade de tipo aristocrático quanto por sua lucidez e realismo políticos: de Ênio a Rutílio Namaciano, seus escritos nunca variaram nesse ponto. Isso é demonstrado, entre outros, pelo estudo fundamental de Pietro de Francisci, Spirito della civiltà romana, e é o que procuramos ilustrar em nossa obra O Bárbaro. Roma sempre atribuiu sua grandeza a uma sucessão ininterrupta de homens superiores, a (…)
-
Agamben – experiência em Proust
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroPorém, a objeção mais peremptória ao conceito moderno de experiência foi levantada na obra de Proust. Pois o objeto da Recherche não é uma experiência vivida, mas justamente o contrário, algo que não foi nem vivido nem experimentado; e nem mesmo o seu subitaneo aflorar nas intermittences du coeur constitui uma experiência, a partir do instante em que a condição deste afloramento é precisamente uma oscilação das condições kantianas da experiência: o tempo e o espaço. E não são apenas as (…)