CHAPITRE IV LE TERNAIRE. LE MICROCOSME
La philosophie des nombres. - La Trinité. - Le Tétragrammaton. - L’homme, reflet et résumé du monde, intermédiaire entre la nature et Dieu. - Ses trois principes constituants. - Le corps, l’âme et l’esprit. - « La chair et le sang ». - Immatérialité et immortalité de l’âme humaine. - La préexistence. - Ses fins dernières.
L’examen de la méthode analogique et des correspondances entre les divers plans de l’Univers nous a conduit à l’analogie-type (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > ser humano / homem / mulher / masculino / feminino
ser humano / homem / mulher / masculino / feminino
Matérias
-
Dermenghem (Joseph de Maistre) - le ternaire. le microcosme
18 de novembro de 2022, por Murilo Cardoso de Castro -
Jean Richer – Swift: homo - man - mens - houyhnhnm
6 de julho, por Murilo Cardoso de CastroI. M. Emile Pons, na edição das Œuvres de Jonathan Swift publicada na Bibliothèque de la Pléiade em 1965, forneceu um « Glossaire des langues gullivériennes ». Adotou a equivalência Houyhnhnm / Homo, mas, curiosamente, tanto nesse léxico quanto em um artigo publicado em 1964 (Em: Connaissance de l’Etranger, Mélanges offerts à la mémoire de J.-M. Carré, P. Didier, 1964: « Gulliver ou l’utopie-bouffe », pp. 429-439) recusou a correspondência Jauche / Yahoo, chegando a escrever: « Em que o purê (…)
-
Ursula K. Le Guin – Um Discurso de Formatura com a Mão Esquerda
9 de julho, por Murilo Cardoso de CastroQuero agradecer a turma de 1983 do Mills College por me oferecer essa rara oportunidade: falar alto, em público, na linguagem das mulheres.
Sei que há homens se formando e não quero exclui-los, longe disso. Há uma tragédia grega na qual o grego diz ao estrangeiro: "se você não entende grego, por favor balance a cabeça para indicar". De todo modo, cerimônias de diplomação são conduzidas sob o acordo tácito de que quem está se formando ou é homem ou deveria ser. Por isso estamos todas (…) -
Chastel: Pico della Mirandola e O HEPTAPLUS (1)
10 de julho, por Murilo Cardoso de CastroSe Giovanni Pico della Mirandola foi descrito por seus contemporâneos deslumbrados como o "príncipe dos filósofos", é porque trazia à especulação uma paixão excepcional, um entusiasmo provocado pela fascinação do mistério universal, cuja prova mais manifesta é talvez esse estranho Heptaplus, raramente estudado até agora, e que hoje está acessível numa edição prática e segura .
I - « O DISCURSO SOBRE A DIGNIDADE DO HOMEM » E A « APOLOGIA » (1486)
O único texto famoso de Pico, aquele que (…) -
Evola (Meyrink) - L’Ange à la fenêtre d’Occident
20 de novembro de 2022, por Murilo Cardoso de CastroGustav, Meyrink, L’Ange à la fenêtre d’Occident. Trad. R. de Largerie et Saint-Helm. Préface de Julius Evola. La Colombe, 1962
L’Ange à la fenêtre d’Occident est un des derniers romans que Gustav Meyrink écrivit avant de mourir; la trame en est constituée par un enchevêtrement de thèmes qui se trouvaient déjà dans ses précédents ouvrages. En fait, il s’agit là - comme dans les Histoires de faiseurs d’or - de la reconstitution romancée de la vie et des vicissitudes d’un personnage, d’un (…) -
Chastel: Pico della Mirandola e O HEPTAPLUS (3)
10 de julho, por Murilo Cardoso de CastroIII A DOUTRINA DO « HEPTAPLUS »
A cosmogonia platônica é exposta no Timeu, a criação do mundo segundo o relato mosaico lê-se no primeiro capítulo do Gênesis. Desde dez séculos, os Padres gregos e santo Agostinho, depois os platônicos de Chartres no século XII, esforçaram-se por confrontar as duas obras e harmonizá-las o melhor possível. Não é mais a empresa de Pico; ele não faz um comentário literal ou mesmo alegórico do relato bíblico, e disso se defende expressamente; tem os meios de (…) -
Chastel: Pico della Mirandola e O HEPTAPLUS (2)
10 de julho, por Murilo Cardoso de CastroII Pico em 1488
Quando, na primavera de 1488, Carlos VIII devolve a liberdade ao prisioneiro da Sorbonne e o entrega à proteção de Lourenço de Médici, solicitando do papa uma graça que tardará a vir, Pico tem vinte e cinco anos. Está no meio de sua carreira, ainda tem seis anos de vida. Seu período feliz passou: o afresco de Cosimo Rosselli em Santo Ambrósio de Florença que o representava em 1486, com sua nobre cabeça loira, seu olhar perdido na contemplação, é o último testemunho de sua (…)